sexta-feira, 12 de março de 2010

Quem somos

Somos um clube com 39 anos de existência que tem representado o seu bairro e a sua cidade no panorama recreativo, cultural e desportivo nacional.
Em termos desportivos o São Francisco teve no seu historial as mais diversas modalidades, desde o andebol, basquetebol, futebol de 11, futebol de salão, voleibol, beachvolley e footvolley como desportos colectivos, passando pelo ténis, ténis de mesa, ciclismo e BTT como desportos individuais.


Na última década o São Francisco tem tido um maior destaque nas modalidades de voleibol, beachvolley e BTT. Temos participado em vários torneios e passeios, tendo resultados bastante positivos, como é exemplo as várias vitórias no torneio de voleibol “Memorial Carlos João”, evento este, que é neste momento a competição não federada mais importante da modalidade no distrito.

No corrente ano a direcção do clube pretende que os seus atletas participem nos seguintes eventos:

XI Torneio de voleibol “Memorial Carlos João”.
(Evento que conta com 12 edições e que ganhou grande notoriedade nos últimos anos, é neste momento o maior e o único torneio de Voleibol, não federado e aberto a toda a população que se realiza no Algarve. Conta com cerca de 150 participantes)

XII Edição BTT Alte.
(Evento que conta com 2000 participantes e tem cobertura televisiva)
"Ano após ano, a Maratona de Alte tem cimentado a sua posição na BTT nacional. Uma organização amadora mas com profissionalismo naquilo que faz tem sido o pilar para que, cada vez mais, Alte seja uma das mecas do BTT no sul do país."
in Bike Magazine, Março 2010

Torneios de beachvolley durante a época balnear.(Torneios de voleibol de praia com grande visibilidade no período de verão, estão previstas participações em várias praias da região.)

3 comentários:

  1. Caros amigos franciscanos!


    Como sempre aprendi desde que pratico desporto, o que significa quase desde que tenho consciência da minha existência: "O desporto é uma escola de virtudes!".

    Fazem-se amizades fortes, sinceras, sentem-se alegrias, geram-se fracassos, mas sempre num espírito de honestidade, lealdade e camaradagem que o desporto nos vai ensinando.

    Com 40 anos e ainda em forma (sei que nem todos estão de acordo), sinto que o voleibol é vivido de forma diferente pelos seus praticantes, talvez por ser uma modalidade de minorias ou por ser difícil a sua aprendizagem, no entanto, quem a aprende e a sente fica com o "bichinho" para toda a vida.

    Não querendo alongar demais este comentário, congratulo-me por participar no Torneio de Voleibol em memória ao Carlos João desde o primeiro evento e desde o início que sinto o seu espírito, porque também é o meu, o viver o desporto de forma aguerrida, suada, sendo as expressões: "molhar a camisola" e "comer os tacos" as que melhor expressam esse sentimento, no meu entender.

    Mas, como dizia, esta competição suada é vivida sempre num sentimento de lealdade, honestidade e camaradagem que fazem do desporto e, neste caso concreto, da Equipa de Voleibol de São Francisco, uma equipa de “cotas” com muita qualidade, enfim, são fixes, bacanos, têm sentido de humor (vêem o gato fedorento), são divertidos, giros (à excepção do Rocha), amuados (desculpa Nelson), etc., etc., etc…

    Grande abraço do vosso amigo e companheiro de equipa,

    José Damião.

    ResponderEliminar
  2. Ehehehe!

    Ábráçãu!

    Concordo com vócê!

    Trinchas

    ResponderEliminar
  3. Queridos amigos franciscanos, companheiros!

    Só me vem à cabeça uma coisa: "Somos uns cotas duros de roer!"
    Assola-me também uma frase do amigo Trinchas, durante o jogo de ontem, isto está melhor, há menos pressão exercida entre colegas de equipa. E, de facto, é verdade, concordo com ele a 100%.
    Pois é amigos... a felicidade é grande depois do jogo de ontem, a energia da pulseira pode ser apenas psicológica, mas até agora tem dado grande resultado.
    Amigos, companheiros, palhacitos deste circo que é a vida, vamos manter este estado de graça e aproveitando a recente estada de Sua Santidade o Papa Bento XVI, vamos para a final recuperar o título que deixamos escapar há já dois anos a esta parte e provar que somos como o vinho do Porto: "Quanto mais velho melhor!"
    Abraço e mantenham-se em forma.

    ResponderEliminar